sábado, 23 de agosto de 2014

A bienal e minha decepção.

  É pessoal, infelizmente a bienal, que eu aguardava ansiosamente só deixou a desejar :(
  Foi tudo muito mal organizado, tudo muito bagunçado. Lugar tão lotado , que logo que coloquei o pé lá, quis vir embora, mas ainda sim insisti e entrei. Atravessei uma multidão desorganizada, sem segurança suficiente e sem ninguém para coordenar se quer uma fila.
  A falta de fila que teve na entrada não faltou dentro do evento. Nos caixas elas davam voltas nos estandes e nos banheiros tinham tamanho de quarteirões.
  Por causa de todo essa multidão (que na minha opinião devia ter um limite máximo), acabei não conseguindo ir em nenhum dos eventos que eu tinha planejado.
  E por último, não comprei NADA! Tudo absurdamente caro, fazendo menos a pena ainda encarar as filas gigantescas.
  Resumo de tudo, vou pensar duas vezes antes de voltar ao evento, uma pena, pois o aguardei super empolgada e acabei só me estressando.

6 comentários:

  1. Oi, mana!

    Eu nunca fui em Bienal. Na verdade, eventos de livros são coisas que fui poucas vezes na minha vida, mas já imaginava que seria assim. No Brasil, lugar em que uma parcela ridícula da população lê o que quer que seja – nem avisos presos em portas, por vezes – não se espera contar com gente preparada pra nada, mesmo pra vender. Não sei como é na sua terra, mas em Manaus os vendedores em geral agem como se estivessem lhe fazendo um favor, falam apenas um mau português e não tem vontade nenhuma de fazer nada além do básico. Imagine em época de evento. Também é muito comum promoções de mentira.

    Há um tempo atrás em pensei em publicar em livros de papel uma coletânea dos contos que escrevo no Sucupiras. Encontrei um pessoal que faz isso de graça – digo, sem cobrar o preço do agente ou coisa assim – mas os custos da produção, encadernação, revisão e outros somados, que seriam repassados aos possíveis clientes, encareciam muito a coisa. Ainda mais que se tratariam de tiragens limitadas. O comprador se dirigiria ao site, faria o pedido e pagaria demais por um livro de um autor completamente desconhecido. Desisti, ate porque meu intuito era levar o público a ler, não ganhar dinheiro, e mesmo cobrando nada (até porque já está tudo de graça pra ler no Sucupiras) ficaria muito caro para o comprador.

    Deveria haver um lance do Estado para publicar livros grátis, mas tenho a impressão de que seria algo avacalhado como o “apoio” que o Governo dá ao Cinema no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a produção de livros é realmente muito cara, por isso as vezes entendo os alto valores de revenda, e na maioria das vezes não reclamo, mas imaginei que talvez tivesse algumas promoções.
      Mas os altos preços nem foram meu maior incomodo na bienal, infelizmente :\

      Obrigada pelo comentário, e parabéns pela iniciativa de querer incentivar a leitura ^^

      Excluir
  2. Antigamente era uma delícia, e os preços dos livros eram super atrativos! Nas duas últimas eu comecei a desanimar... E, pra mim, se os preços estão altos e a desorganização está assim, não compensa! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma pena :\
      Mas aparentemente para quem está indo no meio da semana não está tão ruim.

      Excluir
  3. Sim, a Bienal aos finais de semana é horrível. Em nenhum lugar do Brasil eles tem infraestrutura para um evento desse porte trazer autores internacionais. Foi a mesma coisa ano passado no Rio de Janeiro. Se quer uma dica, vá num dia de semana também, aí vai tirar essa má impressão que a Bienal te deu. kkkk Eu já fui duas vezes e hoje vou de novo. Não canso nunca. Tá bom, no sábado eu cansei e foi mesmo horrível, mas eu fui preparada para enfrentar Spaaaaarta e consegui fazer boa parte do que eu tinha planejado. Se for de novo, me avisa... quem sabe a gente não se encontra por lá ;)

    Beijos
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, é infelizmente esse ano para mim já não dará mais, viajar de novo gasta muito dinheiro, mas na próxima eu tentarei ir no meio da semana sim ^^

      Obrigada pela visita ^^
      Quem sabe na próxima nos vemos lá, em um dia mais calmo rsrs.

      Excluir

Por favor, não utilizem palavras ofensivas ou divulguem spoilers de qualquer espécie.

Obrigada!