sexta-feira, 26 de setembro de 2014

#DL14 Harry Potter o a Ordem da Fênix


 Essa resenha contém  SPOILERS mesmo achando que todo mundo já deva ter pelo menos assistido ao filme, ou ouvido falar, mas é bom avisar né :p

  Nessa etapa do desafio devíamos escolher um livro adaptado para filme.
  Confesso que me atrasei muito para iniciar a leitura e tentei recuperar o tempo perdido nesses últimos dias, mas minha dor de cabeça se mostrou mais forte e ficaram faltando ainda trinta páginas, mas amanhã eu termino, e acho que não vai interferir muito no que tenho a dizer.

  No quinto livro da série, Harry tem que conviver com os olhares tortos de quase toda a comunidade bruxa que não acredita que Aquele-que-não-deve-ser-nomeado voltou, considerando o jovem um doido ávido por atenção, além de aguentar os métodos hediondos e nada efetivos da nova professora de defesa contra as artes das trevas, Dolores Umbridge e ainda estudar para os exames do N.O.M.S.
  Se isso tudo não bastasse para tornar seu ano em Hogwards um pesadelo, a ligação de Harry com a mente de Voldemort se torna mais forte, dando estranhas visões e sentimentos ao rapaz.

  Eu particularmente gostei bastante do livro, mesmo ele sendo bem voltado para as aulas e a vida mais rotineira na escola.
  Achei muito interessante a diferença entre os personagens do filme e do livro. Fazia anos que não lia os livros da saga, e vivia reclamando que por mais que a história fosse boa, achava o protagonista meio sem personalidade, mas minha opinião mudou ao ler esse livro. Realmente não me lembrava de todos os defeitos de Harry, como sua raiva explosiva e tampouco de sua pequena mania de perseguição, ou de sua falta de tato com as garotas. Acho que todos essas características dão maior credibilidade ao personagem, que se parece muito mais um adolescente confuso e com sentimentos do que no filme.Gostei de ler os detalhes que ficaram de fora do filme, mesmo entendendo a necessidade de encurtar, gostaria que esses pensamentos de Harry fossem melhor retratados.
  Uma diferença que também percebi foi em Luna, mas essa eu prefiro a do filme mesmo, pois no livro ela as vezes fica meio estressadinha, e já me habituei com a jovem tranquila e serena representada nas telonas.
   A cena da batalha no ministério, tem muito mais ação, mas alguns acontecimentos, como a sala dos cérebros, eu achei bem Trash :p. Também esperava uma cena mais emocionante do que no filme, sobre a morte de Sirius, mas ambas não me convenceram.
   No geral, gostei bastante da leitura e de relembrar o lado mais humano dos personagens.

4 comentários:

  1. Eu gostei muito de ler os livros dessa série. Não deu pra ler todos, visto que quem comprava era o meu irmão Rafael e ele parou de comprar os livros do Harry. Livros e quadrinhos normalmente não são bem adaptados e lances como personalidade são difíceis de se resolver. O público que vai ver os filmes não é exatamente o mesmo do público dos livros, daí que o personagem tem de ser mais palatável pra esse pessoal.

    Não sei como é na sua terra, mas em Manaus o pessoal que leu O Senhor dos Anéis não quis ler Harry Potter afirmando que não há nada mais foda que Tolkien e por isso não rola ler “coisa de criança”. Eu li os dois e acho que não tem nada a ver. Os dois são bem diferentes e os dois são bons.

    Que bom que o blog voltou. Escreva mais que os leitores/comentaristas aparecerão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente não lembro se alguém já me disse que não leria um por que leu o outro, mas não duvido mesmo. Grande parte dos leitores tomam parte de uma disputa que eu realmente não entendo, afinal, não é porque você gosta de café com leite que tem que necessariamente achar leite com nescau ruim :p.
      Acho que elas acabam perdendo grande histórias.

      Obrigada pela visita, eu realmente ando muito atrasada com as postagens :p

      Excluir
  2. Só li o primeiro livro mas estou contando o tempo para ler os próximos, esses e livros são parte da nossa infância, da nossa história haha.Abracos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br #DL14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tenho que ler os dois últimos, mas ainda vou demorar um pouquinho :p

      Excluir

Por favor, não utilizem palavras ofensivas ou divulguem spoilers de qualquer espécie.

Obrigada!