sexta-feira, 4 de março de 2016

Mulheres da Literatura parte 1


     No dia 1 de março foi dado inicio em um projeto chamado Eu e as Mulheres da Literatura, criado pelo blog Queria Estar Lendo, com o intuito de dar maior ênfase as mulheres do mundo literário.
     Vocês podem conferir os eventos oficiais que vão acontecer ao longo do mês das mulheres e participar dos desafios.


     Esse segundo link é do desafio que consiste em responder 31 perguntas sobre as mulheres da literatura na sua vida e você pode responde-lo da forma que achar melhor, eu estou fazendo em uma série de fotos no Instagram.
      Toda sexta-feira até o final do mês de março, irei fazer um apanhado da semana, com os temas respondidos e suas respectivas fotos.

1- Primeiro livro escrito por uma mulher que você leu.
Li quando  bem novinha, se não me engano duas vezes.



2- Livro preferido escrito por uma mulher/ 3- Livro preferido protagonizado por uma mulher.
Adoro o livro por todo seu lado político e social.
Katniss se tornou uma das minhas personagens preferidas, e apesar de ser uma vítima, faz de tudo para dar a volta por cima e proteger aqueles que ela ama.



4- Sua autora preferida.
Li poucos livros de uma mesma autora para ter um bom parâmetro, mas adoro o jeito fluído e leve que Meg Cabot dá aos seus livros, misturando humor, romance, aventura.



5- Livro com uma amizade forte entre mulheres. 
A amizade de Rose e Lissa vai muito além da ligação mental e do protecionismo obrigatório que as classes impõem. Elas se gostam, se respeitam e se admiram.



    Espero que gostem do projeto e participem, pois é um tema que precisa ser conhecido, afinal, mesmo tendo tantas escritoras conhecidas, o preconceito e a rotulação ainda é muito presente no meio literário.

12 comentários:

  1. Genial a ideia dessa matéria especial, as mulheres da literatura (e, claro, as mulheres em geral) merecem todo esse respeito e reconhecimento *-* Nunca li nada da Meg, mas quero muito fazê-lo! Todo mundo fala bem de seus livros. De Jogos Vorazes, só li/assisti o primeiro livro/filme e gostei muito, quero o quanto antes ler/assistir os outros livros/filmes! Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a trilogia de Jogos Vorazes é muito emocionante ^^
      Meg é uma ótima escritora, se um dia for pegar algo para ler dela, eu indico a série A Medidora *-*

      Excluir
  2. Aaahhh amei suas escolhas, eu sou apaixonada pela A Mediadora da Meg Cabot, e Richelle Mead com Academia de vampiros, das duas li somente essas séries, mas pretendo ler as outras, Jogos vorazes vi somente o filme, mas irei ler os livros assim que me for possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meg é linda né *-*
      Leia sim ^^, apesar do filme ser bem fiel aos livros, o original ainda consegue passar uma emoção muito maior!

      Excluir
  3. Dos livros citados a Trilogia Jogos Vorazes pra mim é um exemplo em relação a ótimo livro, ótima escrita é um livro que tem uma baita história, pois tem como frente, protagonista, uma baita mulher, mos tra a força e determinação, acho isso um reflexo da mulher na literatura, pois tem dominado gêneros que muitos pensam que "só homens sabem escrever."
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Katniss é uma personagem forte e o livro tem uma mensagem incrível ^^

      Excluir
  4. Dos livros que você citou nesse desafio, só li a trilogia Jogos Vorazes, e realmente a Katniss e a Suzanne Collins não podiam deixar de serem citadas. Não lembro o primeiro livro de uma autora que eu li, mas algumas das minhas preferidas são Colleen Hoover e Jojo Moyes. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li as que você citou, mas já ouvi falar ^^
      Suzanne sabe como envolver com sua escrita e é muito díficil não citar Jogos Vorazes em tudo :p

      Excluir
  5. Oi!

    Jogos Vorazes é uma série muito boa, mas eu odiei o final, então passei a ter desgosto pela maior parte da história, sabe?
    E quando eu era adolescente eu gostava bastante da Meg, mas eu dificilmente classificaria como uma das minhas autoras favoritas hoje em dia... Eu iria ficar em dúvida entre Anne Rice e Marion Zimmer Bradley.
    \de resto eu meio que concordo. Academia de Vampiros não é minha série favorita, mas assim rápido eu não consigo pensar num exemplo melhor de duas personagens femininas que sejam amigas hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nunca tinha visto alguém que não gostasse do fim de Jogos Vorazes. Eu particularmente adoro, mas entendo o que você diz sobre interferir no seu gosto por causa dele.
      Estou com livros da Anne Rice para ler, como ainda não li, não posso opinar, mas admiro o trabalho dela, pelo patamar que ela atingiu.

      Excluir
  6. Meg Cabot <3
    Queria tanto que ela viesse para a bienal de sp, esse ano.
    Enfim, ainda não li academia de vampiros, mas tenho muita vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria incrível *-* (apesar de ter certeza que não conseguiria pegar um autografo ¬¬)
      A série Academia de Vampiros é muito boa, tem alguns acontecimentos que me irritam, mas em um geral são livros muito bons ^^

      Excluir

Por favor, não utilizem palavras ofensivas ou divulguem spoilers de qualquer espécie.

Obrigada!