terça-feira, 16 de agosto de 2016

BEDA 16: Livro que me incentivou a gostar de ler.


    Já cheguei a comentar em alguns vídeos lá no canal, mas acho que esse assunto vale uma postagem aqui no blog também ^^. Hoje vou falar um pouco sobre como eu comecei no mundo da leitura, não digo só de começar a ler, mas a realmente apreciar esse momento.
     Quando eu era novinha, por volta dos meus dez anos, eu não era muito chegada em livros e o fato da escola me obrigar a lê-los para atividades só me deixava ainda mais distante de aproveitar o momento de fato. Lembro que durante uma dessas atividades peguei um livro que achei muito chato, fiquei meio revoltada e me afastei ainda mais.

     Meu tio sempre teve muitos livros em sua casa e certa vez, quando eu tinha uns doze anos, meu primo e eu fizemos uma aposta, cada um iria pegar um livro e ler em um mês. A escolha dele foi Harry Potter e me entregou (não lembro se cheguei a escolher) esse livrinho dourado aí da foto, chamado Artemis Fowl O Menino Prodígio do Crime escrito pelo autor irlandês Eoin Colfer.
     Acabamos não levando a sério a aposta (não sei até hoje se ele leu ou não :p) e o livro ficou lá abandonado em casa durante algumas semanas, até que em certo dia pensei "Ah, já está aqui mesmo!" e então eu comecei a ler.
     Logo me vi encantada pela história do gênio do crime de apenas doze anos de idade, que depois de descobrir a existência das fadas, resolve fazer uma tentativa arriscada para conseguir o ouro desses seres.
    Os personagens eram divertidos, com características fortes e defeitos marcantes. O fato do protagonista ser um anti-herói só me deixou mais animada. 


    Depois de devorar esse livro, comecei a me interessar por outras histórias, procurar novos personagens por quem me encantar. Passei por vários livros e cheguei a me afastar deles por algum tempo também. Crepúsculo é o responsável pelo meu retorno à leitura.

     Só alguns anos depois descobri que Artemis Fowl era uma série (atualmente com oito livros, um spin-off e duas Graphic Novels).
       
 
     Tenho quase todos da coleção, faltando apenas a Graphic Novel que ilustra o segundo volume da série.

1ª Graphic Novel

      O primeiro livro, aquele que fez eu me apaixonar pelo mundo da leitura e da fantasia, já li umas quatro ou cinco vezes, e apesar da minha edição estar bem velhinha, tenho um carinho enorme por ela.



     E vocês? Qual livro os levaram ao mundo da literatura?

12 comentários:

  1. Como as pessoas são diferentes neh
    Artemis Fowl foi o livro que me fez largar a leitura durante um bom tempo. E por oposição meu primeiro livro a gerar amor <3 foi com certeza Harry Potter xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cada um só precisa achar seu livro gatilho.

      Excluir
  2. Eu não lembro exatamente o livro que me fez entrar para o mundo da leitura, mas se eu não me engano foi um livro de auto ajuda chamado Um Minuto Para Mim. Sim, eu era uma criança estranha hahah. Porém eu sempre gostei muuito de ler, desde meus quatro anos. Tinha coleções e mais coleções de livros infantis e gibis da Turma da Mônica <3

    Beijo,
    http://subscrevendome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turma da Mônica foi uma leitura muito peesente na minha vida também, mesmo na época em que eu não gostava de ler :p

      Excluir
  3. Eu nunca li esse livro, mas a gente sempre guarda um carinho especial pelo livro que nos incentivou a gostar da leitura né? Meu primeiro foi Crepusculo, o que foi maravilhoso porque eu acabei não lendo só ele, mas Lua Nova e Eclipse logo em seguida, aí depois eu já estava amando ler mesmo e sai pegando vários outros. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles são os responsáveis por nos apresentar outros mundos, acabam virando nossos queridinhos, mesmo que não sejam mais nossos favoritos.

      Excluir
  4. Que legal! Eu nunca li nada dessa série, mas me chama bastante atenção. Vou pesquisar melhor e quem sabe, colocar na minha lista. *-*
    Sobre o livro que me fez gostar de ler, não tenho um único. Eu sempre gostei de ler. Com os meus 5, 6 anos, eu lia livros daqueles super infantis. Depois passei a gostar da série Vaga-Lume e a Coleção do Cachorrinho Samba, você conhece? Até que, enfim, com 10 anos, me apaixonei por Harry Potter. O gosto por ler veio antes, mas aquele amor de fã, mesmo, foi com Harry Potter. <3

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal pessoas que tem o hábito da leitura desde pequenas, acho importante as crianças receberem incentivo desde de cedo.
      A coleção vagalume eu conheço sim, li dois livros na época da escola, essa do cachorrinho acho que não sei qual é, mas vou dar uma fuçada ^^

      Excluir
  5. Já vi a capa desse livro na biblioteca da minha antiga escola, mas nunca tinha me interessado.

    Acho que todos temos um livro especial, que nos instigou a começar a ler; omeu foi "Uma Professora Muito Maluquinha" <3 Adorei saber um pouco da sua história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cada um tem o seu ponta pé inicial, alguns cedo, outros como eu começam mais tarde.
      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  6. Que bacana!!

    Nunca tinha ouvido falar desse livro. Eu não me lembro mais qual foi meu primeiro livro. Mas sei que comecei bem cedo, aos 4 anos hahah

    Beijos!

    ResponderExcluir

Por favor, não utilizem palavras ofensivas ou divulguem spoilers de qualquer espécie.

Obrigada!