segunda-feira, 8 de maio de 2017

Cara Gente Branca

Estudantes da universidade de Winchester do seriado Cara Gente Branca

     A nova série do Netflix, Cara Gente Branca, acompanha a história de um grupo de jovens estudantes que lutam contra o racismo sistêmico dentro da universidade de Winchester, e utiliza de um humor ácido para evidenciar esse problema social, ainda muito presente em todos os lugares.

      Cheguei a postar uma breve resenha sobre essa série e o que achei dela no site Jovens Geeks, mas achei que poderia falar aqui um pouquinho mais sobre minha experiência enquanto telespectadora, de forma mais pessoal.
     Há algum tempo ouvi falar do filme que deu origem a série e criei um grande interesse em assisti-lo, confesso que mais por curiosidade em ver outros trabalhos de um dos atores, do que pela história em si, já que sabia muito pouco sobre o que se tratava.
     Assim que a série foi anunciada e seus trailers divulgados, uma grande (e desnecessária) polêmica surgiu, pessoas abandonaram o serviço de streaming, acusando a série de incitar o "racismo reverso".

o que dizer para essas pessoas?

     A série mostra como o sistema se mantém, através de personagens que negam o racismo, culpam as vítimas e não conseguem reconhecer seus privilégios, pessoas essas que se ofendem quando lhes é mostrado que agiram errado.

     Cara Gente Branca te faz pensar em seus atos e nos seus conceitos, de forma ríspida, mas ao mesmo tempo sutil, com doses certas de humor.
     Apesar de ser uma produção classificada como comédia, alguns acontecimentos são bem dramáticos. Em um dos episódios, acontece um fato, que infelizmente ocorre com certa frequência em nossa sociedade, e faz com que toda a série ganhe um novo rumo. Não vou dar muitos detalhes para não soltar um Spoiler, mas a sensação de indignação, medo e impotência que os personagens presentes nessa cena sentem, atravessam a tela e alcançam você. Cheguei a chorar nesse episódio.

     Com personagens complexos e bem construídos, uma narrativa dinâmica e uma história importante, acredito que Cara Gente Branca se faz uma série necessária e muito bem realizada. Recomendo para todos.

2 comentários:

  1. Estou louca para assistir essa série. Ela entrou pra minha lista com certeza que a cada dia se torna maior. kkkk '

    O Mundo de Eulália

    ResponderExcluir

Por favor, não utilizem palavras ofensivas ou divulguem spoilers de qualquer espécie.

Obrigada!