terça-feira, 22 de agosto de 2017

Desculpas de procrastinador


     Se você é, assim como eu, um procrastinador de carteirinha, assumido ou não, provavelmente vai se identificar com essa listinha de desculpas, que nós, dominadores da arte de postergar, estamos sempre usando.


ciclo da procrastinação

 

     A hora marcada:


     Você pensa em uma atividade que precisa ser feita, ao invés de faze-la de imediato, marca uma hora para inicia-la, sem motivo nenhum.


      A hora exata:


     Se você marcou um horário para iniciar uma tarefa, mas atrasou dez minutos, espera até a hora arredondar novamente.

     Ex: Você ia começar a estudar as 16:00, mas olha o relógio e já são 16:10, então acaba esperando as 16:30.


     A tão esperada segunda-feira:


     Essa desculpa segue os mesmo princípios de uma dieta, onde geralmente se espera a segunda-feira para que uma nova atividade seja iniciada.
      Se a tarefa for algo muito diferente da sua rotina, alguns procrastinadores esperam até mesmo a virada de um mês. Em certos casos, isso também funciona com um novo ano.


     No comercial:


    Muitas vezes, o procrastinador exerce sua arte em frente a televisão e mesmo que não esteja assistindo nenhum programa em especifico, cria seu itinerário baseado nos comerciais de qualquer coisa que esteja passando.

       Depois do almoço:


     Essa desculpa é usada em horários próximos de grandes refeições ou algum acontecimento com hora marcada, onde o procrastinador deixa para realizar suas obrigações depois de passado determinado evento, mesmo que não tenha nada para fazer antes. 


     Como vocês podem perceber, nos procrastinadores inventamos um monte de desculpas bobas, afim de nos enganarmos para não realizar determinadas tarefas, mas na maioria das vezes sabemos que elas não passam disso mesmo, grandes desculpas esfarrapadas.
    Apesar de ter sido feito para ser meio cômico, esse post mostra uma triste verdade, nós procrastinadores, estamos sempre nos autossabotando. 
     Precisamos parar de inventar desculpas para não realizarmos nossas atividades no exato momento em que pensamos nelas. Procurar coisas que nos estimulem a parar de enrolar tanto e de fato, sermos produtivos, como muitas vezes queremos.
     Existem diversas técnicas na internet para ajudar a parar de procrastinar, mas acredito que o principal ponto para se tornar mais obstinado é simplesmente começar. Sei que falar é fácil, mas infelizmente não existe nenhuma mágica que possa curar a procrastinação sem nenhum esforço. Mas se existir, e eu ainda não sei, por favor, me digam onde comprar, pois estou precisando de várias doses :p


tirinha sobre procrastinação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, não utilizem palavras ofensivas ou divulguem spoilers de qualquer espécie.

Obrigada!