terça-feira, 27 de novembro de 2018

Faculdade: não se apegue só as notas e na necessidade de passar de semestre


Talvez o que eu vou escrever aqui possa parecer ladainha para alguns e uma obviedade para outros, mas acho que talvez a minha experiência sirva para ajudar alguém a se empenhar de verdade nos estudos que escolheu.

Se você está atualmente estudando ou já se formou, provavelmente conheceu algum, ou vários, ou até mesmo era você, aquele aluno que empurrava as matérias com barriga. Em alguns casos esse aluno nem tira notas ruins, mas faz apenas o necessário para que possa passar de ano/semestre, sem realmente absorver a aproveitar todas as oportunidades de aprendizado que lhe foram propostas. Posso dizer uma coisa sobre essas pessoas, existe uma grande possibilidade delas se arrependerem disso futuramente.

Na minha primeira formação, me dediquei as matérias que mais gostava (texto e vídeo) e fui uma aluna razoável nas outras matérias, o que foi suficiente para que eu me formasse sem nenhuma D.P., mas hoje percebo que esses conteúdos me fazem muita falta e teriam sido muito úteis se eu tivesse praticado mais, tanto durante as aulas quanto depois de formada.

Durante meu ensino médio, fui uma boa aluna (aquela que os amiguinhos muitas vezes chamam de CDF), mas não fui exatamente muito dedicada com matérias que são de muita importância. Por amar história desde cedo, dei grande atenção as aulas, o que deveria ter feito com todas as outras, principalmente português, matéria da qual esqueci boa parte dos conteúdos e hoje na faculdade (adivinhem... de letras) me fazem muita falta. Eu nunca imaginara que um dia decidiria por esse curso e agora preciso correr atrás do prejuízo.

As vezes não percebemos a importância de um aprendizado até que precisemos dele e não o tenhamos mais e é por isso que aconselho a todos se dedicarem aos estudos, mesmo que naquele momento você ache que nunca irá utilizar ele na vida. Conhecimento nunca é demais!

Eu sei que as vezes estamos sobrecarregados de trabalhos e provas para perceber a real proposta daquele projeto que a professora passou, mas ele provavelmente tem um objetivo (pelo menos deveria) e pode compensar parar e pensar um pouquinho nisso e não se preocupar tanto assim só com as notas.

É claro que ninguém que repetir um semestre, ninguém quer pegar uma DP, mas as vezes a preocupação com isso é tão grande, que você se esforça para passar raspando em uma matéria e no fundo, ela não te acrescentou em nada.

Não espere chegar ao fim do seu curso para perceber que você poderia e/ou deveria ter aprendido mais e se dedicado mais. Não é que seja necessário ficar super pilhado em produzir e aprender ao ponto de querer jogar tudo para o ar. Minha dica é curta o seu ensino, aproveite ele, se divirta com ele e enxergue cada trabalho como uma oportunidade de fazer algo bom. É ótimo quando você pega algum projeto que você fez ou uma pesquisa que realizou depois de algum tempo e se sentir orgulhoso daquilo.

4 comentários:

  1. Muito boa reflexão. Sempre que estamos estudando, nunca damos o valor suficiente. Acho que é normal do ser humano. Eu também fui um pouco assim, achava que não iria usar para nada. Agora vejo o quanto foi importante ter tido as aulas..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e infelizmente isso é um erro que cometemos repetidas vezes.

      Excluir
  2. Ler isso depois de concluir minha P2 em POO é bem triste. Mas enfim, ótimo lembrete, que venha a p3

    ResponderExcluir

Por favor, não utilizem palavras ofensivas ou divulguem spoilers de qualquer espécie.

Obrigada!