quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Passeio em São José dos Campos

Aproveitando o feriado enorme que tivemos nessa semana que passou, o Rafa (meu noivo) e eu decidimos fazer uma viagem curta (leia aqui, barata e não muito longe).

O destino escolhido foi a cidade São José dos Campos, no Vale do Paraíba, que ainda não conhecíamos. Decidimos por São José por ter passagem direta daqui da baixada e por ser menos de 5 horas de viagem, afinal, iriamos fazer esse passeio de ônibus.

Começo falando sobre a viagem com um elogio a Viação Cometa, que disponibilizou um ônibus limpo, com wi-fi de fácil acesso (só colocar a senha que estava bem visível e voilá), entrada de USB para carregar os celulares em todas as poltronas e um banheiro em perfeito funcionamento.

A viagem teve uma duração de aproximadamente três horas e quarenta e cinco minutos, com três paradas para desembarque de passageiros em cidades pelos caminhos. A primeira foi em Ribeirão Pires, que fiquei bem curiosa para conhecer, a segunda em Suzano e a última em Mogi das Cruzes.

Ao chegarmos em São José dos Campos fomos direto para o Center Vale Shopping, à procura de um lugar para almoçar. Acabamos escolhendo um restaurante da franquia Divino Fogão, que não teve o seu melhor dia e nos serviu uma comida que deixou muito a desejar. Aproveitamos o passeio no shopping para umas comprinhas na lojinha japonesa Daiso, onde adquiri um conjunto de carimbos e tintas e uma boina que não tiro mais da cabeça.

Logo  depois de uma passada rápida no hotel para deixar as coisas, fomos caminhando (passando por uma ladeira que meu sedentarismo não estava esperando) até o Parque Santos Dumont, localizado na rua Eng. Prudente Meireles de Morais na Vila Adyna. O lugar é bem grande e conta com um jardim japonês e vários pequenos parquinhos para as crianças. Quando digo vários parquinhos, são vários mesmo. Pena que a placa dizia que apenas crianças até 12 anos eram permitidas, porque essa criança de 27 anos aqui estava louca para brincar nos balancês e trepa-trepas (descobri o nome desse brinquedo enquanto escrevia esse post, pois quando nova sempre falei aquele troço de se pendurar).

No parque estava tenho uma apresentação de palhaços, então paramos alguns minutos para assistir e depois fomos tomar um sorvete, já que a previsão do tempo estava errada e fazia 30º graus no domingo.

O lugar parece ser uma ótima opção para famílias com crianças para o fim de semana e estava bem movimentado. Lá também tem algumas replicas de aviões e foguetes.

Na saída do Santos Dumont há uma entrada para o Sesc da cidade, então paramos para conhecer o lugar e assistir um pouco de um jogo de vôlei para a terceira idade que estava acontecendo. Infelizmente não ficamos para saber se o time que eu torcia (os visitantes de azul) venceram ou não.

Ainda caminhando pela rua Eng. Prudente Meireles de Morais, passamos no Parque Vicentina Aranha, um espaço com  mais de 80 mil metros quadrados, muito arborizado, onde além de rolar exposições, é muito visitado por quem quer praticar caminhada e fazer exercícios. Um lugar tranquilo, com árvores frutíferas e água disponível aos visitantes.

Finalizamos nosso passeio no Vale Sul Shopping, um lugar grande o suficiente para que eu tivesse preguiça de voltar até a praça de alimentação (mas voltei, claro!). Gastamos uns trocados no fliperama, resgatando alguns doces como prêmio e depois fomos jantar. Dessa vez decidimos pela comida por quilo Restaurante Dona Jandira e não tivemos arrependimentos. Lá comi um tender ao molho de alguma fruta (acho que era manga) digno de nota.

Depois de um longo dia e exaustos de tanto andar, voltamos para o hotel e dormimos por volta das dez da noite, que é o que dois jovens de seus 20 e tantos anos fazem.

Falando um pouco sobre o hotel. Havíamos reservado esse quarto pela internet no Polo Hotel, um lugar bem simples, mas que serviu bem as nossas necessidades.

Como vocês podem ver o quarto era pequeno, mas essa cama era maravilhosamente confortável. Sobre o banheiro só reclamo do acento da privada, meio desconfortável, mas o chuveiro compensava.

Tomamos o café da manhã por volta das oito da manhã e logo fomos para a rodoviária, já com um clima bem mais frio e com uma leve chuva que nos acompanhou durante todo o caminho de volta à baixada santista, ou pelo menos durante o tempo em que estive acordada no busão, pois ao contrário do caminho de ida, dormi quase o percurso inteiro.

Para finalizar esse post, sou obrigada a retirar meu elogio a Viação Cometa, pois o ônibus que pegamos na volta para São Vicente infelizmente não estava nem perto do nível do anterior. Para utilizar o wi-fi era necessário realizar um cadastro e assistir uma publicidade, mas até aí tudo bem. Os acentos não tinham carregadores e banheiro estava sem água e com a privada entupida.